Vendas de imóveis residenciais usados têm aumento de quase 45% em São Paulo, aponta pesquisa do CRECISP

O mercado imobiliário no estado de São Paulo apresentou um crescimento significativo nas vendas de casas e apartamentos residenciais usados no mês de maio, após dois meses consecutivos de queda. De acordo com informações divulgadas pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECISP), as vendas tiveram um aumento de 44,94% em comparação com o mês de abril. Com esse resultado, o acumulado do ano de 2024 está positivo em 38,06%.

Além disso, as locações tiveram um desempenho menos positivo, com um índice negativo de 19,89% em maio em relação ao mês anterior. No entanto, o acumulado do ano ainda apresenta uma movimentação positiva de 12,86%.

O presidente do CRECISP, José Augusto Viana Neto, comentou que, apesar das oscilações apresentadas ao longo dos cinco primeiros meses do ano, o mercado imobiliário tem se mostrado bastante promissor de forma geral.

A pesquisa realizada pelo Conselho divide o estado de São Paulo em quatro regiões, mostrando que as vendas foram positivas na capital, no interior, no litoral e na Grande São Paulo. No entanto, as locações tiveram resultados negativos em três das quatro regiões mencionadas.

Em relação aos financiamentos, houve um crescimento no número de vendas realizadas por meio de financiamento imobiliário, superando as negociações à vista. O percentual de vendas financiadas ficou em 58,07%, ultrapassando os 38,79% das compras feitas à vista. O valor médio de venda de casas e apartamentos também teve um aumento significativo nos últimos meses.

Já as locações registraram uma queda no mês de maio, com a garantia locatícia mais utilizada sendo o seguro fiança. A faixa de preço preferida pelos inquilinos foi a de casas e apartamentos de até R$ 1.500,00.

Em resumo, o mercado imobiliário do estado de São Paulo está passando por uma fase de recuperação e crescimento, com boas perspectivas para o restante do ano. A tendência é de que as vendas continuem em alta e que as locações se estabilizem nos próximos meses.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo