Repórter São Paulo – SP – Brasil

São Paulo amplia número de escolas com ensino técnico para 1,9 mil em 2025, beneficiando 170 mil alunos no próximo ano.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo divulgou recentemente que ampliará o número de escolas estaduais que oferecem o itinerário de ensino técnico para o ano de 2025. Atualmente, 1.3 mil escolas disponibilizam esse tipo de ensino, mas a meta é chegar a 1.9 mil instituições no próximo ano. Com isso, espera-se que o número de alunos matriculados nesse modelo cresça significativamente, passando de 71.9 mil para 170 mil estudantes.

No ABC paulista, região que compreende cidades como Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, há atualmente 3.560 alunos matriculados em 74 escolas que oferecem o ensino técnico. Esses números devem subir para 8.106 vagas distribuídas em 95 escolas no próximo ano letivo.

Os cursos disponíveis para os alunos do Ensino Médio incluem administração, agronegócio, ciência de dados, desenvolvimento de sistemas, enfermagem, farmácia, hospedagem, logística e vendas. Além disso, haverá turmas com aulas nos centros do Senai e no Senac, ampliando as opções de formação técnica para os estudantes.

As aulas são ministradas por professores contratados pela Seduc-SP, bem como por profissionais do Centro Paula Souza, em locais onde existem Etecs (Escolas Técnicas Estaduais), ou da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura), que atende escolas e municípios das cidades vizinhas.

Essa expansão da oferta de ensino técnico visa atender a demanda por profissionais capacitados em diversas áreas, preparando os alunos para o mercado de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do estado de São Paulo. É uma oportunidade importante para os jovens que buscam uma formação técnica de qualidade e com boas perspectivas de inserção profissional.

Sair da versão mobile