Repórter São Paulo – SP – Brasil

Pesquisa revela importância da natureza no “desemparedamento da infância” em creche de São Caetano, segundo aluna da USCS.

A pesquisa realizada pela aluna Viviane Graciele de Araujo Valerio, do Mestrado Profissional em Docência e Gestão Educacional da USCS, levantou questões importantes sobre o “desemparedamento da infância” em uma creche da Rede Municipal de Educação de São Caetano. O estudo, que teve como base uma abordagem qualitativa e um estudo de caso, buscou analisar como as crianças vivenciam o ambiente de uma creche, especialmente no que diz respeito à liberdade de brincar e interagir com a natureza.

De acordo com a pesquisadora, a rotina das crianças nas creches muitas vezes é marcada por espaços fechados, pouca liberdade para brincar e interagir, e uma disciplina rígida que não leva em consideração a criança como sujeito cultural e social. A falta de contato com a natureza e a restrição imposta pelas paredes das instituições acabam limitando o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças.

Como parte da pesquisa, foram realizadas entrevistas com professoras e gestoras da creche, análise do Currículo Municipal de Educação de São Caetano e do Projeto Político Pedagógico da creche, além da observação da Documentação Pedagógica da professora pesquisadora. Os resultados apontaram para uma contradição: enquanto as entrevistadas reconhecem a importância dos espaços externos e naturais para as crianças, também demonstram insegurança e medo em relação à segurança e saúde das crianças nesses ambientes.

A principal contribuição da pesquisa de Viviane foi a elaboração de um e-book que narra as experiências das crianças brincando na natureza. O objetivo é tornar visíveis as vivências que ocorrem fora das paredes convencionais da creche, buscando efetivar o “desemparedamento da infância” e valorizar a liberdade e a interação com a natureza como elementos essenciais para o desenvolvimento infantil.

A dissertação de mestrado de Viviane Graciele de Araujo Valerio está disponível para acesso público, assim como mais informações sobre o Mestrado Profissional em Docência e Gestão Educacional da USCS, que visa qualificar docentes e gestores para uma atuação ética e transformadora no contexto da Educação Básica.

Sair da versão mobile