Repórter São Paulo – SP – Brasil

Comissão de Agricultura solicita esclarecimentos ao Ministro da Fazenda sobre resoluções que impactam crédito rural para empreendimentos ambientais.

A Comissão de Agricultura (CRA) aprovou, nesta semana, um pedido de informações direcionado ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com o intuito de esclarecer uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN 5.081/2023) e outra do Banco Central (BCB 140/2021) que impactam diretamente o crédito rural para empreendimentos situados em áreas com restrições ambientais. O requerimento, de número 19/2024, foi apresentado pelo senador Marcos Rogério, do PL de Rondônia.

De acordo com o senador, as resoluções em questão têm gerado desconforto no setor produtivo, dificultando o acesso ao financiamento por parte dos produtores rurais do país. Segundo ele, é necessário encontrar alternativas para destravar essa situação e garantir o suporte financeiro necessário para a continuidade das atividades no campo.

A preocupação da CRA, expressa através do requerimento aprovado, é justificada pela importância estratégica do agronegócio para a economia brasileira. Com as restrições impostas pelas resoluções do CMN e do Banco Central, os produtores rurais podem enfrentar dificuldades para manter suas operações e realizar os investimentos necessários para aumentar a produtividade e a eficiência das suas atividades.

Diante desse cenário, a resposta do ministro da Fazenda será fundamental para esclarecer a justificativa por trás das resoluções e buscar alternativas para conciliar a preocupação ambiental com a necessidade de incentivar o desenvolvimento do setor agrícola. O debate sobre o crédito rural e as restrições ambientais promete seguir em pauta no Congresso Nacional, com a expectativa de encontrar soluções que atendam tanto às demandas do setor produtivo quanto à preservação do meio ambiente.

Sair da versão mobile