Repórter São Paulo – SP – Brasil

Prefeitura de São Paulo estende campanha de vacinação contra gripe por tempo indeterminado para aumentar cobertura vacinal.

A Prefeitura de São Paulo decidiu prorrogar por tempo indeterminado a campanha de vacinação contra a gripe na cidade. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que a vacinação continuará sendo oferecida para toda a população a partir de 6 meses de idade. A decisão foi tomada com o objetivo de aumentar a cobertura vacinal, especialmente entre os grupos prioritários.

Para receber a vacina, basta se dirigir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de segunda a sexta-feira. Aos sábados, o serviço de vacinação ocorre nas UBSs que são integradas às Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), das 7h às 19h. Até o momento, foram aplicadas 2.571.512 doses da vacina contra a influenza, o que corresponde a 46,94% do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde.

A prorrogação da campanha visa proteger principalmente grupos como crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos, povos indígenas e pessoas em situação de rua. A vacinação anual é fundamental para prevenir casos graves de gripe e suas complicações, principalmente entre os mais vulneráveis.

De acordo com o Instituto Butantan, a gripe pode ser especialmente perigosa para idosos, grávidas, crianças menores de cinco anos, pessoas com doenças crônicas e imunossuprimidos. Estes grupos têm maior risco de desenvolver complicações graves da doença, como pneumonia viral e insuficiência respiratória.

A vacina contra a gripe precisa ser administrada todos os anos, pois o vírus influenza sofre mutações constantes, tornando as cepas circulantes diferentes a cada temporada. Mesmo aqueles que já tiveram gripe neste ano devem se vacinar, já que a vacina oferece proteção contra várias cepas do vírus.

Portanto, a vacinação anual contra a gripe é essencial para proteger a saúde da população e reduzir complicações causadas pela doença. A prorrogação da campanha em São Paulo reforça a importância da imunização contra a gripe, especialmente em tempos de pandemia.

Sair da versão mobile