Padronização de termos em extratos bancários visa facilitar a compreensão para clientes de múltiplas instituições financeiras

A partir desta segunda-feira (8/7), os extratos bancários terão termos padronizados, conforme anunciado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Inicialmente, a padronização abrangerá as denominações utilizadas para as operações de saque e depósito, com previsão de inclusão de outras operações financeiras posteriormente.

Essa mudança tem como objetivo principal tornar as informações mais acessíveis, principalmente para os clientes que possuem contas em mais de uma instituição financeira. Atualmente, os bancos utilizam mais de 4 mil tipos de nomenclaturas diferentes em suas operações, o que pode gerar confusão e dificuldade de compreensão para os clientes.

Com a padronização, termos como “depósito de cheque no ATM” serão substituídos por siglas como “DEP CHEQUE ATM” nos extratos bancários. Da mesma forma, operações de saque em dinheiro em espécie no caixa convencional da agência, com o cartão da conta, serão descritas como “SAQUE DIN CARTAO AG”.

O diretor adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, ressaltou a importância desse processo de padronização para simplificar a linguagem e uniformizar as informações nos extratos bancários. Essa iniciativa visa facilitar a vida dos clientes e garantir uma melhor compreensão das transações financeiras realizadas.

Com a implementação dessas mudanças, espera-se que as operações bancárias sejam mais transparentes e acessíveis para todos os usuários. A Febraban está comprometida em promover melhorias constantes no setor bancário, visando sempre a satisfação e o entendimento claro por parte dos clientes.

Portanto, a partir de agora, os clientes poderão encontrar nos seus extratos bancários termos padronizados que facilitarão a interpretação das operações realizadas e contribuirão para uma maior transparência no sistema financeiro do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo