Correios doam 21,5 mil livros para bibliotecas públicas do RS após enchentes e lançam campanha de kits escolares.

Os Correios se tornaram protagonistas de uma nobre ação de solidariedade ao doarem 21,5 mil livros para o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Rio Grande do Sul. A iniciativa veio em resposta à situação de calamidade pública provocada pelas intensas chuvas que assolaram o estado no mês de maio.

Os livros doados pela empresa pública abrangem diversas áreas do conhecimento, como administração, biografias, espiritualidade, filosofia, história, literatura, matemática, psicologia e sociologia. Esse gesto generoso visa contribuir para a reconstrução e reabastecimento das bibliotecas afetadas pelas enchentes.

O primeiro lote de livros foi entregue ao Instituto Cervantes de Porto Alegre, organização vinculada ao governo da Espanha que trabalhará na triagem e distribuição do material para 44 bibliotecas de escolas públicas afetadas pelas cheias. Esses títulos faziam parte dos acervos das bibliotecas dos Correios nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, bem como na região metropolitana de São Paulo.

Além da doação de livros, outra ação importante foi a campanha “Mochila Cheia” coordenada pela Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul, visando recompor os acervos de 138 bibliotecas escolares destruídas pelas enchentes. A colaboração da população tem sido essencial nesse processo, com o ponto de coleta localizado na Escola Estadual Maria Thereza da Silveira, em Porto Alegre.

A campanha também contemplou a entrega dos primeiros kits escolares para crianças e jovens afetados pelas enchentes, fruto de doações de pessoas físicas e jurídicas. Os beneficiários iniciaram a recepção desses materiais no Centro Esportivo Sesi Rubem Berta, na zona norte de Porto Alegre, e a meta da Secretaria da Educação é reunir mais de 100 mil kits para garantir que os estudantes afetados possam retornar às aulas com todo o suporte necessário.

Até o momento, foram arrecadados cerca de 217 mil itens, como mochilas, cadernos, lápis de cor, canetas hidrocor, entre outros materiais essenciais para o desenvolvimento educacional dos alunos atingidos pelas enchentes. A mobilização continua, com equipes organizando os donativos de acordo com a faixa etária e a série escolar dos beneficiados, visando garantir que todos possam ter acesso a uma educação de qualidade mesmo em meio às dificuldades enfrentadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo