Repórter São Paulo – SP – Brasil

Secretaria de Saúde do DF doa 33 litros de leite materno para hospitais do RS em meio a dificuldades pós-enchentes.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) realizou uma importante ação nesta quinta-feira (11), ao doar 33 litros de leite materno para hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Sul. Em um gesto solidário e de apoio às vítimas das enchentes na região, a SES-DF enviou o leite para auxiliar na nutrição de bebês recém-nascidos em hospitais gaúchos que enfrentam dificuldades para manter seus estoques adequados.

Os 33 litros de leite doados foram provenientes dos estoques dos hospitais regionais de Brazlândia, da Asa Norte, de Taguatinga e da Região Leste, no Paranoá. A ação foi possível graças ao transporte realizado por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB), garantindo que o volume seja suficiente para alimentar 65 bebês por até oito dias.

Para preservar a qualidade do leite durante o transporte, foi adotada uma estratégia específica: a caixa de transporte foi equipada com gelo seco para assegurar a manutenção da temperatura adequada. A SES-DF ressaltou que foram realizados testes de qualidade e que o procedimento seguiu as normas técnicas da rede global de bancos de leite.

Essa não foi a primeira vez que o Distrito Federal enviou doações de leite materno para o Rio Grande do Sul. Em junho, outra remessa de 33 litros chegou em perfeitas condições, demonstrando o comprometimento e a solidariedade da rede de bancos de leite do DF.

A pasta informou que já está planejando o envio de um terceiro lote de 33 litros de leite materno assim que houver solicitação. O DF tem se mostrado engajado nessa causa, com um total de 1.705 litros de leite doados somente no mês de junho.

Para aquelas que desejam se tornar doadoras de leite materno no Distrito Federal, é necessário realizar o cadastro por meio do telefone 160 (opção 4) ou pelo site Amamenta Brasília. Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar fará a entrega do kit de coleta na residência da doadora e posteriormente fará a coleta dos vidros cheios, tornando o processo simples e acessível.

Essa iniciativa da SES-DF reforça a importância da solidariedade e da colaboração entre os estados brasileiros, especialmente em momentos de crise e necessidade como o enfrentado pelas vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A doação de leite materno é fundamental para garantir a alimentação e o desenvolvimento saudável dos recém-nascidos em situações de vulnerabilidade. Que mais gestos como esse possam ser realizados em prol da saúde e bem-estar de quem mais precisa.

Sair da versão mobile