Repórter São Paulo – SP – Brasil

Programa Mais Médicos: ABC recebe 20 novos profissionais para fortalecer a atenção básica à saúde nas cidades do estado.

O novo edital do Programa Mais Médicos está oferecendo 20 vagas para profissionais na região do ABC. Em âmbito nacional, são um total de 3.177 vagas disponíveis, com um número impressionante de 33 mil inscritos, resultando em uma média de 10,4 candidatos por vaga. O Ministério da Saúde considera esse índice um recorde de candidatos para o programa.

As vagas destinadas ao ABC têm o objetivo de preencher completamente o número de vagas ativas do programa nas sete cidades da região. Atualmente, o ABC possui um total de 290 vagas ativas para o programa, sendo que 262 delas estão ocupadas. Com a adição das 20 novas vagas, o objetivo é atingir o total de vagas ativas estabelecido para a região.

Diadema é o município do ABC que deve receber o maior número de médicos pelo programa, totalizando oito profissionais. Em seguida, São Caetano contará com quatro médicos, enquanto Mauá e Ribeirão Pires receberão três médicos cada. Rio Grande da Serra e Santo André terão um médico cada. São Bernardo, apesar de não ter vagas reservadas para este edital, é a cidade com o maior número de médicos no programa, totalizando 86 vagas ativas.

Para a prefeitura de Diadema, o Programa Mais Médicos é fundamental para fortalecer o Sistema Único de Saúde, pois os profissionais permanecem no território, estabelecendo vínculos com a população. Em São Caetano, os médicos atuarão em unidades básicas de saúde, fortalecendo ações na Atenção Primária. Em Ribeirão Pires, os médicos se distribuirão entre unidades de saúde da família em diversos bairros.

Santo André comemora a atuação de 73 médicos contratados pelo programa federal, enquanto São Bernardo destaca a estabilidade dos profissionais, garantindo assistência e continuidade nos cuidados com os pacientes. Essa iniciativa visa ampliar o acesso aos serviços de saúde e promover uma comunidade mais saudável e equitativa.

A chegada desses novos profissionais certamente terá um impacto positivo na rede de atendimento à saúde do ABC, contribuindo para melhorar o acesso e a qualidade dos serviços prestados à população.

Sair da versão mobile