Repórter São Paulo – SP – Brasil

Inscrições abertas para o prêmio Capes Futuras Cientistas que valoriza alunas e educadoras de escolas públicas estaduais

Estão abertas as inscrições para a primeira edição do prêmio Capes Futuras Cientistas, que vai premiar alunas e educadoras de escolas públicas estaduais que se destacaram nas áreas de ciências exatas. O objetivo dessa iniciativa, que acontece desde 2012, é incentivar a participação feminina nestes espaços de desenvolvimento e contribuir para a equidade de gênero no mercado profissional.

As candidatas devem ser ex-participantes aprovadas no módulo Imersão Científica 2023 do Programa Futuras Cientistas, realizado pelo Cetene, e ter sido aprovadas para ingressar em uma universidade pública. O processo de inscrição consiste no preenchimento de um formulário virtual disponível nos sites do Cetene e do Programa Futura Cientistas.

A premiação contemplará 69 mulheres, sendo 27 estudantes, uma por unidade da federação, 27 professoras, uma por estado e mais o Distrito Federal, e 15 tutoras, sendo três de cada região do país, com projetos aprovados no programa. As alunas vencedoras receberão certificado e medalha, enquanto as professoras e tutoras serão premiadas com um apoio financeiro de até R$ 6 mil para participação em congressos na área de seus projetos de trabalho.

A divulgação das vencedoras será feita pela Capes em outubro, através do Diário Oficial da União, e a entrega do prêmio está prevista para novembro. A iniciativa é realizada em parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene).

O edital de seleção para o prêmio Capes Futuras Cientistas, referente ao ano de 2024, está disponível no site da Capes. Dúvidas sobre o edital podem ser esclarecidas através dos e-mails disponíveis no site ou pelo WhatsApp. Este prêmio representa um importante reconhecimento para as mulheres que se destacam nas áreas de ciências exatas, incentivando a igualdade de gênero e o fortalecimento da presença feminina nestes espaços de atuação.

Sair da versão mobile