Repórter São Paulo – SP – Brasil

Parlamento francês enfrenta paralisação após vitória da esquerda nas eleições, bolsas europeias operam em alta

As bolsas europeias abriram em alta nesta segunda-feira (08/07/2024), após reverterem as perdas iniciais do pregão. A movimentação positiva acontece em meio à incerteza política na França, onde o Parlamento enfrenta a possibilidade de paralisação após a vitória surpreendente da esquerda nas eleições parlamentares do fim de semana.

O índice pan-europeu Stoxx 600 estava em alta de 0,41% às 6h25 (horário de Brasília), alcançando 518,71 pontos. A aliança esquerdista da França conquistou o maior número de assentos no segundo turno das eleições legislativas, freando a ascensão da ultradireita com o apoio do centro. No entanto, a esquerda não conseguiu garantir maioria absoluta no Parlamento, o que deve dificultar as negociações para a formação de um novo governo francês.

O impasse político na França vem logo após a vitória histórica da oposição trabalhista nas eleições gerais do Reino Unido na semana passada, encerrando 14 anos de governos conservadores.

Apesar da agenda esvaziada para o dia, o foco estará nos Estados Unidos nos próximos dias. Destaques incluem o depoimento do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, novos dados da inflação ao consumidor (CPI) americano e o início da temporada de balanços corporativos da maior economia do mundo.

Por volta das 6h40 (horário de Brasília), a Bolsa de Paris registrava alta de 0,43%, com a ação do BNP Paribas, maior banco francês, subindo 0,40% e a do Société Générale avançando 1%. Londres e Frankfurt também apresentavam ganhos, enquanto Lisboa era a exceção, com queda de 0,30%.

Acompanhe mais notícias e análises sobre o mercado financeiro e a economia em nossos canais de comunicação. Entre em contato pelo e-mail sergio.caldas@estadao.com para mais informações e sugestões de pauta.

Sair da versão mobile