Repórter São Paulo – SP – Brasil

Lideranças de favelas do Rio de Janeiro lançam F20 para debater questões globais no G20 em novembro.

Lideranças de favelas no Rio de Janeiro lançaram na última segunda-feira (8) o F20, um fórum de debates que abordará temas que também serão discutidos durante o G20, marcado para novembro na cidade. Organizado pelo jornal Voz das Comunidades, o evento tem como objetivo levar recomendações discutidas durante o fórum de favelas para o G20 Social, uma extensão do encontro entre chefes de Estado que contará com a participação de ativistas e ONGs.

Durante o lançamento do F20 no morro do Vidigal, na zona sul do Rio, lideranças como Gabriela Santos, do complexo do Alemão, destacaram a importância da participação das favelas nas discussões globais. Para eles, as questões enfrentadas por essas comunidades estão diretamente ligadas aos desafios globais e precisam ser incluídas nas políticas governamentais.

O F20 contará com cinco grupos de trabalho que discutirão temas como combate à pobreza, saneamento básico, crise climática, desastres naturais e inclusão digital. Esses temas são essenciais para as favelas, visto que muitas delas são afetadas por problemas como deslizamentos e enchentes decorrentes de chuvas, que vitimam moradores de forma recorrente.

Segundo Lúcia Cabral, liderança da Educap no complexo do Alemão, a favela é responsável por impulsionar a economia e garantir a sustentabilidade, por isso é fundamental que suas demandas sejam ouvidas e consideradas nos debates globais. Assuntos como segurança pública e os impactos da crise climática sobre as comunidades foram abordados no lançamento do F20.

Para Rene Silva, fundador do Voz das Comunidades, as favelas têm uma potência significativa e todas as discussões do G20 passam por esses territórios, o que reforça a importância de incluir as vozes das favelas nas decisões políticas e sociais. O evento faz parte do calendário de eventos do G20 Social, que busca abordar temas importantes que influenciam diretamente a realidade das favelas no Rio, no Brasil e no mundo.

Sair da versão mobile