Repórter São Paulo – SP – Brasil

Lei sancionada dá nome de artista plástico a túnel em Tubarão (SC) em homenagem ao legado artístico de Willy Zumblick.

Na última sexta-feira (5), o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou uma lei que nomeia o túnel da BR-101 no Morro do Formigão, em Tubarão (SC), como “Willy Alfredo Zumblick”. A Lei 14.920, de 2024, foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (8). Essa homenagem se deve ao artista plástico nascido em Tubarão, em 1913, que ao longo de 75 anos de carreira produziu mais de 5 mil telas e participou de mais de 600 exposições.

Willy Zumblick deixou um importante legado artístico para a região, sendo responsável por obras como o Monumento ao Caminhoneiro, uma escultura de 4,3 metros próxima ao túnel que agora leva seu nome. O artista faleceu em 2008, aos 94 anos, deixando um patrimônio histórico, artístico e cultural significativo para Santa Catarina.

A iniciativa de nomear o túnel em sua homenagem partiu do Projeto de Lei 4.632/2019, de autoria da deputada Angela Amin (PP-SC), que foi aprovado pelo Senado na Comissão de Infraestrutura no mês passado. Durante a votação, o senador Esperidião Amin (PP-SC), relator do projeto, destacou o legado artístico de Zumblick, ressaltando que suas obras retratam aspectos das tradições, cultura e história catarinenses, como a Bandeira do Divino, a Guerra do Contestado, Anita Garibaldi, boi de mamão, rendeiras e imigrantes.

Essa homenagem póstuma reconhece a importância de Willy Zumblick para a cultura e história local, perpetuando seu legado através do túnel que agora leva o seu nome. É uma forma de valorizar o trabalho desse renomado artista plástico que dedicou sua vida à arte e contribuiu significativamente para a cena artística catarinense.

Sair da versão mobile