CIESP Diadema apresenta leve aumento nas importações e queda nas exportações no primeiro semestre de 2024.

O balanço comercial do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) Diadema, divulgado pelo Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior no início do mês de julho, apresentou resultados mistos em relação às importações e exportações.

No que diz respeito às importações, a Regional registrou um total de US$ 277,3 milhões no período de janeiro a junho deste ano. Em comparação com o mesmo intervalo de 2023, houve um aumento de 0,7%. Os produtos importados mais expressivos foram máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos (24,1%), plásticos e suas obras (14,5%) e instrumentos e aparelhos de óptica (8,6%). China, Alemanha e Estados Unidos foram os principais países de origem desses produtos, representando 24,9%, 20% e 14,6% das importações, respectivamente.

Já no setor de exportações, o CIESP Diadema alcançou um total de US$ 104,1 milhões nos primeiros seis meses de 2024. No entanto, em comparação com o mesmo período do ano anterior, houve uma queda de 11,6%. As principais mercadorias exportadas foram máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos (36,2%), ferro fundido, ferro e aço (13,9%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (6,6%). Os principais destinos das exportações de Diadema foram os Estados Unidos (33,9%), Argentina (16,2%) e México (11,6%).

Esses dados revelam um cenário de leve crescimento nas importações e queda nas exportações da Regional, refletindo possíveis mudanças no mercado internacional e nas relações comerciais entre os países envolvidos. O desempenho do CIESP Diadema é um indicador relevante da economia local e das tendências do comércio exterior brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo