Aeroporto Internacional de Porto Alegre retoma operações de embarque e desembarque a partir de 15 de julho, seguindo para Base Aérea de Canoas

O Aeroporto Internacional de Porto Alegre (Salgado Filho) está se preparando para retomar as operações de embarque e desembarque de passageiros a partir do dia 15 de julho. Após o fechamento causado pelas fortes chuvas que afetaram o Rio Grande do Sul, as atividades estavam sendo realizadas na Base Aérea de Canoas. No entanto, a Fraport, concessionária responsável pelo aeroporto gaúcho, anunciou que as pousos e decolagens voltarão a ocorrer no Salgado Filho.

Atualmente, o processamento de passageiros e controle de segurança têm ocorrido no ParkShopping Canoas devido ao fechamento do Salgado Filho. Ainda não há previsão para que o funcionamento volte ao normal, incluindo pousos e decolagens. No entanto, a Fraport enfatizou que o retorno das operações de embarque e desembarque reflete o compromisso pela retomada do aeroporto, contando com a anuência do Ministério de Portos e Aeroportos.

O esquema de funcionamento será temporário e contempla a utilização de parte do Terminal de Passageiros (TPS) que não foi afetada pela enchente. A estrutura foi adaptada para a realização de embarques internacionais e nacionais. O acesso ao TPS será realizado pela rampa externa, indicando que o processo de check-in, despacho de bagagens e inspeção de segurança seguirão um protocolo específico para essa operação temporária.

Os passageiros que desembarcarem na Base Aérea de Canoas serão transportados até o Aeroporto de Porto Alegre, onde poderão retirar suas bagagens. O Terminal funcionará das 6h às 21h, exigindo que os passageiros se apresentem 3h antes do voo e encerrando o processo de embarque 1h30 antes do horário programado. Segundo a Fraport, a retomada das operações trará mais agilidade e eficiência aos procedimentos de embarque, desembarque e inspeção de segurança, beneficiando um maior volume de passageiros.

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