Senador propõe projeto para digitalização da agricultura brasileira e é aprovado na Comissão de Agricultura do Senado.

Na última quarta-feira (3), a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) aprovou uma proposta do senador Jayme Campos (União-MT) que visa orientar e integrar as ações no país para digitalizar a agricultura brasileira. O Projeto de Lei 1.069/2024, que foi relatado pelo presidente do colegiado, senador Alan Rick (União-AC), agora seguirá para votação na Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD), em caráter terminativo.

A iniciativa do senador Jayme Campos tem como objetivo principal modernizar e agilizar os processos da agricultura brasileira por meio da digitalização. Com a crescente transformação digital em diversos setores da economia, a proposta busca garantir que o setor agrícola também acompanhe esse avanço tecnológico, permitindo maior eficiência e produtividade no campo.

O relatório favorável apresentado pelo senador Alan Rick ressaltou a importância da digitalização na agricultura para o desenvolvimento do país. Segundo o parlamentar, a incorporação de tecnologias digitais pode contribuir significativamente para o aumento da competitividade do agronegócio brasileiro, além de proporcionar benefícios como redução de custos e otimização dos processos produtivos.

Agora, a proposta seguirá para a Comissão de Comunicação e Direito Digital, onde será avaliada e votada pelos senadores. Caso seja aprovada nessa etapa, o PL 1.069/2024 poderá seguir para votação no plenário do Senado, para então ser encaminhado à sanção presidencial.

A digitalização da agricultura é uma tendência mundial que visa tornar o setor mais eficiente, sustentável e inovador. Com a aprovação desse projeto de lei, o Brasil poderá dar um passo importante nesse sentido, fortalecendo a sua posição como um dos principais players no mercado agrícola global.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo