Quase 35% dos eleitores paulistas já baixaram o e-Título para as eleições municipais

A menos de três meses das eleições municipais, um dado chama a atenção: quase 35% do eleitorado de São Paulo já baixou o e-Título, a versão digital do título de eleitor. Dos 34,4 milhões de eleitores paulistas, 11,7 milhões já têm o aplicativo instalado em seus celulares. Essa nova forma de apresentar o título dispensa a necessidade de impressão do documento em papel e permite que ele seja exibido diretamente na tela do dispositivo móvel no dia da votação.

Uma vantagem para aqueles que possuem o e-Título com cadastramento biométrico e foto é a possibilidade de votar sem precisar apresentar outro documento. No entanto, para quem não possui essas informações no aplicativo, será necessário apresentar um outro documento oficial com foto, como RG ou CNH. Além disso, no e-Título, é possível acessar informações sobre a seção e local de votação, certidões de quitação eleitoral e de nada consta criminal eleitoral, justificativa de ausência, pagamento de multas, e até emitir a declaração de trabalho para quem foi mesário em eleições anteriores.

Vale ressaltar que o e-Título é emitido gratuitamente após a instalação do aplicativo no celular e que a Justiça Eleitoral não cobra taxas por serviços relacionados ao título de eleitor. O cadastro do eleitorado foi fechado no dia 9 de maio e só será retomado no dia 5 de novembro, conforme determinação da Lei das Eleições. Quem não tirou o título ou teve o documento cancelado pode solicitar uma certidão circunstanciada, com validade até a reabertura do cadastro em novembro.

Com a proximidade das eleições, é importante que os eleitores estejam cientes das novidades, como o e-Título, para facilitar o processo de votação. O primeiro turno está marcado para o dia 6 de outubro e o segundo turno, se necessário, será realizado no dia 27 do mesmo mês em cidades com mais de 200 mil eleitores. Portanto, é fundamental que os eleitores se preparem e estejam prontos para exercer seu direito democrático nas eleições municipais deste ano.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo