Operação da PM deixa seis mortos na Cidade de Deus; policial é morto durante ação em comunidades do Méier.

Na manhã desta quarta-feira (3), uma operação da Polícia Militar resultou em seis mortos na comunidade da Cidade de Deus, localizada na zona norte do Rio de Janeiro. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, seis pessoas deram entrada no Hospital Municipal Lourenço Jorge já em óbito, vítimas de ferimentos por arma de fogo.

A ação da Polícia Militar teve como objetivo reprimir roubos de veículos e coibir as tentativas de expansão do domínio territorial de facções criminosas na região. Durante a operação, os agentes também atuaram na retirada de barricadas para restabelecer a circulação na área e permitir o acesso das concessionárias de serviços públicos.

Durante buscas na mata da região conhecida como Curral, os policiais foram recebidos a tiros por um grupo de homens armados, resultando na apreensão de dois fuzis, quatro pistolas, três radiotransmissores e uma grande quantidade de drogas.

As forças policiais envolvidas na operação contaram com o apoio do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e do Batalhão Especial de Rondas e Controle de Multidão (RECOM) nos acessos à comunidade. O 18° Batalhão de Polícia Militar (Jacarepaguá) instaurará um procedimento para apurar as circunstâncias da ação.

Além disso, a operação impactou 12 unidades escolares na região, de acordo com informações da Secretaria Municipal de Educação. Por outro lado, a Secretaria Estadual de Educação informou que as escolas estaduais não sofreram impacto, visto que funcionam no período noturno.

Em outra ação policial na manhã do mesmo dia, na região do Grande Méier, resultou na morte de um policial militar identificado como capitão Rafael Galvão da Costa. A operação nas comunidades do Morro do Urubu, Morro do 18, Morro do Engenho, Comunidade da Galinha, Rato molhado, J.J e Morar Carioca visava coibir roubos de veículos e cargas, assim como combater a atuação de facções criminosas na região.

O capitão Rafael Galvão da Costa, que ingressou na corporação em 2009, foi ferido durante o confronto e acabou não resistindo aos ferimentos. O policial foi socorrido no Hospital Municipal Salgado Filho, porém, infelizmente, não sobreviveu.

Em meio a essas operações policiais, a população local vive momentos de tensão e violência, enquanto as autoridades seguem em busca de restabelecer a ordem e a segurança na região afetada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo