SÃO PAULO – Aprovados em segunda votação do PIU Jurubatuba e PIU Setor Central na Sessão Plenária (2/07) pela Câmara Municipal de São Paulo.

Na última terça-feira (2/7), a Câmara Municipal de São Paulo aprovou em segunda fase de votação os Projetos de Lei (PLs) referentes ao Projeto de Intervenção Urbana (PIU) Setor Central e ao Plano de Intervenção Urbana Arco Jurubatuba. O relator das matérias, o vereador Rodrigo Goulart (PSD), enfatizou a importância desses projetos para atualizar a legislação urbana da cidade, principalmente após a revisão do Plano Diretor Estratégico e da Lei de Zoneamento.

O PL 444/2024, que trata do PIU Arco Jurubatuba, foi aprovado com 44 votos favoráveis e 10 votos contrários. Esta proposta visa promover o desenvolvimento urbanístico e social das regiões de Jurubatuba, Vila Andrade e Interlagos, na zona sul da cidade, por meio de investimentos em infraestrutura, produção de Habitação de Interesse Social (HIS) e a implantação de equipamentos públicos.

Por outro lado, o PL 445/2024, referente ao PIU Setor Central, foi aprovado com 43 votos a favor e 10 contra. Este projeto visa requalificar a região central da capital, promovendo o desenvolvimento urbanístico, o fomento da economia local e obras de melhoramento viário e de equipamentos sociais.

Houve divergências entre os vereadores em relação a esses projetos. O vereador Celso Giannazi (PSOL) criticou o PIU Jurubatuba, alegando que não atende às necessidades da população local, mencionando a ausência de incentivo ao transporte sobre trilhos e a falta de projetos de infraestrutura e HIS. Já a vereadora Silvia da Bancada Feminista (PSOL) criticou o PL do PIU Setor Central por não contemplar soluções para as maiores necessidades da população da região, destacando a falta de moradia de interesse social para pessoas de baixa renda e outras questões importantes.

Os textos e emendas desses projetos foram aprovados pela Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente em reunião extraordinária, e agora aguardam a sanção do Executivo. A aprovação desses projetos representa um avanço no desenvolvimento urbano de São Paulo, trazendo impactos positivos para as regiões abrangidas pelos PIUs Setor Central e Arco Jurubatuba.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo