Presidente Lula participa das celebrações dos 201 anos da Independência da Bahia e destaca importância da participação popular

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcou presença nas festividades em celebração aos 201 anos da Independência da Bahia, em Salvador, na última terça-feira (2). Para Lula, a comemoração é uma forma de enaltecer a participação do povo na conquista da independência do país e deve ser celebrada da mesma forma que o 7 de setembro.

Em 2 de julho de 1823, os movimentos populares expulsaram definitivamente as tropas portuguesas que ainda resistiam à independência, declarada no ano anterior por Dom Pedro II. Lula ressaltou, em entrevista à Rádio Sociedade, que a independência do Brasil foi resultado de batalhas populares em vários estados, mas foi na Bahia, em 2 de julho, que a independência foi consolidada. O presidente destacou que a verdadeira independência teve origem na luta do povo baiano contra a presença portuguesa e pela ascensão dos brasileiros, negros e indígenas.

Segundo Lula, o chefe de Estado deve participar oficialmente das celebrações dos dois atos históricos, ressaltando a importância do 2 de julho de 1823 para a história do Brasil. Ele também lembrou de outras lutas populares em estados como Pernambuco, Maranhão e Pará. Após sua passagem por Salvador, Lula seguirá agenda em Recife, onde anunciará ações federais na capital pernambucana.

As festividades em Salvador foram marcadas por discursos que ressaltavam a importância do engajamento popular nas lutas pela independência do Brasil. O presidente Lula reforçou a relevância dos eventos ocorridos na Bahia para a história do país e destacou a necessidade de reconhecimento da participação do povo nas conquistas históricas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo