Presidente Lula acusa “especulação contra o real” após dólar atingir maior cotação desde janeiro de 2022.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou preocupação com a alta do dólar em uma entrevista à Rádio Sociedade, em Salvador (BA). Segundo ele, a cotação da moeda americana atingiu R$ 5,65, o maior valor desde janeiro de 2022, devido a uma especulação contra o real.

Lula classificou a situação como um absurdo e destacou que há um jogo de interesse especulativo contra o real no país. Ele afirmou que retornaria a Brasília para participar de uma reunião no dia seguinte, pois considerava a situação anormal e acreditava que o governo precisava agir diante dessa suposta especulação.

De acordo com o ex-presidente, medidas precisariam ser tomadas para lidar com o problema, mas ele preferiu não detalhar quais seriam essas ações, alegando que poderia estar alertando seus adversários se o fizesse.

É importante ressaltar que o real tem apresentado o pior desempenho entre as moedas latino-americanas. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também se pronunciou sobre o assunto, expressando confiança de que o patamar do câmbio se acomodaria e a situação do dólar se revertesse à medida que os processos de decisão sobre gastos do governo fossem concluídos.

Portanto, diante desse cenário de instabilidade econômica, as declarações do presidente Lula e do ministro Haddad evidenciam a preocupação e a busca por soluções para conter a especulação contra o real e estabilizar a situação cambial no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo