Mercados europeus em queda após dado misto de inflação na zona do euro e especulações sobre corte de juros do BCE

As bolsas europeias apresentam queda na manhã desta terça-feira, após um dia de ganhos, enquanto os investidores ponderam sobre os dados divergentes da inflação na zona do euro e especulam sobre a possibilidade de o Banco Central Europeu (BCE) realizar novos cortes de juros.

O índice pan-europeu Stoxx 600 registra uma baixa de 0,58%, situando-se em 510,06 pontos por volta das 6h30 (horário de Brasília). De acordo com uma pesquisa da Eurostat, a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro desacelerou para 2,5% em junho, conforme previsto, mas o núcleo do índice permaneceu estável em 2,9%, frustrando as expectativas de uma leve desaceleração.

Apesar de ter reduzido os juros no início do mês passado, o BCE tem adotado uma postura cautelosa em relação a novos cortes, uma vez que o núcleo do CPI e os preços dos serviços na zona do euro permanecem elevados. Em junho, a inflação anual dos serviços atingiu 4,1%, o mesmo patamar do mês anterior. O BCE almeja alcançar uma inflação sustentável de 2%.

Christine Lagarde, presidente do BCE, e Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA), participarão de um painel em um fórum promovido pelo BCE na cidade portuguesa de Sintra nas próximas horas.

O clima negativo nos mercados europeus surge após os índices da região terem avançado no dia anterior, em resposta aos resultados do primeiro turno das eleições legislativas na França. O partido de extrema direita Reagrupamento Nacional (RN), liderado por Marine Le Pen, obteve uma ampla vitória no fim de semana, embora com uma margem menor do que a expectativa inicial. Existe a perspectiva de que a ultradireita não conseguirá garantir maioria absoluta na segunda etapa da disputa eleitoral no próximo domingo (07).

Por volta das 6h47 (horário de Brasília), a Bolsa de Londres apresentava uma queda de 0,31%, seguida pela de Paris com uma recuo de 0,79% e a de Frankfurt com uma redução de 1,02%. Enquanto isso, as bolsas de Milão, Madri e Lisboa registravam perdas de 1,03%, 1,48% e 0,45%, respectivamente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo