Articulação inédita entre Executivo e Especialistas para combate ao fogo no Pantanal pode não ser suficiente para evitar novas tragédias.

Neste ano, a articulação entre os setores e esferas do Poder Executivo para combater os incêndios no Pantanal se destaca por ser inédita em comparação com os acontecimentos históricos de 2020 e 2023. No entanto, especialistas ouvidos pela imprensa apontam que as ações ainda são insuficientes para evitar novas tragédias.

Recentemente, as ministras Marina Silva (Meio Ambiente) e Simone Tebet (Planejamento) se reuniram com o governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, para discutir estratégias de combate aos incêndios. Durante o encontro, Marina elogiou a interlocução do governador com o governo federal, enquanto Tebet ressaltou a importância da aliança entre diferentes espectros políticos.

Especialistas que trabalham diretamente no estudo e combate às queimadas destacam que, apesar de haver avanços nas respostas aos incêndios em 2024, ainda há obstáculos para transformar essas ações em políticas públicas efetivas. É necessário um comprometimento maior também por parte do Congresso para que medidas preventivas e emergenciais se tornem parte integrante da política do Estado.

A situação no Pantanal em 2024 preocupa devido ao registro de mais de 2.500 focos de incêndio somente no mês de junho, de acordo com dados do Inpe. As condições climáticas adversas, incluindo a seca e a falta de chuvas, têm contribuído para a propagação descontrolada do fogo na região, ameaçando a biodiversidade e a produção agrícola.

Especialistas alertam que a prevenção de desastres como os incêndios no Pantanal requer novos esforços tanto orçamentários quanto legislativos. É importante investir em políticas públicas de prevenção e combate ao fogo, considerando que as ações até o momento não são suficientes para lidar com a gravidade da situação.

Diante do cenário atual, é fundamental a atuação conjunta entre os diversos setores, incluindo o Poder Executivo, o Legislativo e a sociedade civil, para implementar medidas eficazes que possam proteger o Pantanal e evitar novas tragédias ambientais no futuro. A população precisa estar ciente da importância da preservação do meio ambiente e do papel de cada um na proteção de nossos recursos naturais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo