Massa de ar polar derruba temperatura em São Paulo e capital pode registrar menor temperatura do ano nesta segunda-feira.

Neste domingo, a região metropolitana de São Paulo foi surpreendida com a chegada de uma massa de ar polar, que derrubou o bloqueio atmosférico e trouxe um clima típico de inverno para a capital paulista. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) aponta que a menor temperatura do ano poderá ser registrada na manhã de segunda-feira.

Os termômetros devem marcar cerca de 10°C, superando o recorde anterior de 10,4°C. No entanto, as estações meteorológicas do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) indicaram que a tarde de domingo foi a mais fria do ano, com uma média de 15,2°C na cidade e o valor absoluto de 13,2°C em Parelheiros, na zona sul.

Além disso, o mês de junho acumulou apenas 0,6 mm de chuvas, correspondendo a apenas 1,2% do esperado para o mês. As baixas temperaturas também têm gerado preocupação, levando a Defesa Civil a manter a cidade em estado de alerta desde a última sexta-feira.

Para auxiliar as pessoas em situação de rua, que são mais vulneráveis ao frio intenso, a Defesa Civil estadual reabriu o Abrigo Solidário, na estação Pedro 2º do metrô, oferecendo colchões, cobertores e refeições gratuitas. O local tem capacidade para acolher cem pessoas por noite e funciona das 19h às 8h do dia seguinte.

Além da capital, as demais regiões do estado de São Paulo também estão sendo afetadas pelo frio, com previsão de temperaturas baixas. Em Campos do Jordão, os termômetros devem chegar a 7ºC, enquanto no Vale do Ribeira e Vale do Paraíba as mínimas serão de 12ºC. Já no litoral sul e litoral norte, as temperaturas variam entre 17ºC e 18ºC.

Com a frente fria se afastando em direção ao oceano, a expectativa é que as temperaturas voltem a subir nos próximos dias, trazendo um alívio para os paulistas que enfrentam o frio intenso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo