Reservas de petróleo e gás no Brasil têm crescimento expressivo em 2023, aponta Anuário Estatístico da ANP.

As reservas de petróleo e gás natural no Brasil apresentaram um aumento significativo em 2023, de acordo com o Anuário Estatístico Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 2024 divulgado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

No ano passado, as reservas totais de petróleo alcançaram a marca de 27,5 bilhões de barris, representando um aumento de 2,3% em relação a 2022. Já as reservas de gás natural tiveram um crescimento ainda mais expressivo, atingindo 704,7 bilhões de metros cúbicos, um aumento de 19,9% em relação ao ano anterior.

Quanto às reservas provadas de petróleo, o relatório apontou um acréscimo de 7%, totalizando 15,9 bilhões de barris. A produção nacional de petróleo também registrou um aumento significativo, com um crescimento de 12,6% em 2023, atingindo a marca de 3,4 milhões de barris por dia. Destaca-se que a produção de petróleo do pré-sal representou cerca de 76,4% da produção total do país, atingindo a média de 2,6 milhões de barris por dia.

No segmento de gás natural, as reservas provadas alcançaram 517,1 bilhões de metros cúbicos, um aumento de 27,2% em relação ao ano anterior. A produção de gás natural também teve um crescimento de 8,6%, chegando a um volume de 149,8 milhões de metros cúbicos por dia. No pré-sal, a produção de gás natural continua a aumentar sua participação no cenário nacional, correspondendo a 74,7% do total produzido.

Além disso, o anuário destacou o desempenho do setor de biocombustíveis, com a produção de biodiesel crescendo 20,4% em relação a 2022 e a produção de etanol atingindo a marca histórica de 35,4 bilhões de litros, um aumento de 15,5%. O etanol hidratado teve um crescimento de 5,1% nas vendas devido à sua maior competitividade em relação à gasolina C.

No que diz respeito aos derivados de petróleo, a produção nacional cresceu 4,2% em 2023, totalizando 2,2 milhões de barris por dia, enquanto as vendas das distribuidoras registraram um crescimento de 4,7%. Destaque para as vendas de querosene de aviação, que cresceram 9,6%.

Em relação aos investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), o volume de obrigações atingiu R$ 3,9 bilhões em 2023. Por outro lado, o montante gerado de participações governamentais foi de R$ 97 bilhões, representando uma queda de 25,4% em relação ao ano anterior.

A ANP realizou dois ciclos da Oferta Permanente em 2023, promovendo oportunidades de concessão e partilha da produção. Os resultados apresentados no Anuário Estatístico Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 2024 refletem um cenário de crescimento e oportunidades no setor de energia no Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo