Mercado de trabalho brasileiro abre mais de 1 milhão de vagas em um trimestre, aponta pesquisa do IBGE

O Brasil apresentou um cenário positivo no mercado de trabalho nos últimos meses, com a abertura de 1,081 milhão de vagas em apenas um trimestre, de acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este número contribuiu para elevar a população do país a um recorde de 101,331 milhões de pessoas no trimestre encerrado em maio, representando um aumento de 2,931 milhões de pessoas em relação ao ano anterior.

Além disso, a população desocupada registrou uma queda significativa de 751 mil pessoas em apenas um trimestre, totalizando 7,783 milhões de desempregados até o mês de maio. Este é o menor contingente de desempregados desde fevereiro de 2015, com 1,162 milhão de pessoas saindo da situação de desemprego no último ano.

No mesmo período, a população inativa aumentou para 66,847 milhões de pessoas, representando um acréscimo de 34 mil inativos em relação ao trimestre anterior. Por outro lado, houve uma diminuição de 290 mil pessoas inativas em comparação com o ano anterior.

O nível de ocupação, que corresponde ao percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, também apresentou um aumento, passando de 57,1% no trimestre encerrado em fevereiro para 57,6% no trimestre até maio. Em maio de 2023, o nível de ocupação era de 56,4%, indicando uma melhora na inserção de pessoas no mercado de trabalho.

Esses dados demonstram uma recuperação gradual do mercado de trabalho no Brasil, com a geração de empregos e a redução do desemprego, sinalizando um cenário mais favorável para a economia do país nos próximos trimestres.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo