Estabilidade no número de inadimplentes reflete melhora nos indicadores econômicos, aponta Equifax BoaVista em maio de 2024.

O último relatório divulgado pela Equifax BoaVista aponta uma estabilidade no número de registros de inadimplentes na base de dados do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) no mês de maio de 2024. Após nove meses consecutivos de queda, a variação em relação a abril foi de apenas 0,01%, segundo dados com ajuste sazonal.

O economista da Equifax BoaVista, Flávio Calife, destaca que essa estabilidade reflete a melhora observada nos fatores condicionantes, como os números de emprego e juros. Ele ressalta que essa tendência de melhora parece ter chegado ao fim após um longo período de recuos mensais de inadimplentes, devido à estabilidade no mercado de trabalho e ao fim das quedas nos juros.

Analisando os dados originais, foi observado um aumento de 0,85% nos registros de inadimplência em maio em comparação ao mesmo período do ano anterior, após uma alta de 2,45% em abril. No acumulado de 12 meses, o crescimento dos registros de inadimplentes desacelerou de 1,4% em abril para 0,8% em maio de 2024.

Por outro lado, o Indicador de Recuperação de Crédito da Equifax BoaVista teve uma queda de 0,77% em maio em comparação ao mês anterior, após ajuste sazonal. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o indicador caiu 1,86% e, no acumulado de 12 meses, a recuperação de crédito desacelerou de 18,5% em abril para 17,4% em maio.

Segundo Calife, a recuperação de crédito vinha evoluindo nos últimos meses devido à melhora das condições financeiras do consumidor, como o aumento da renda real e a redução do endividamento e juros, além das renegociações de dívidas proporcionadas pelo programa Desenrola. No entanto, esses fatores estão perdendo importância e começando a afetar a capacidade dos consumidores de pagar suas dívidas em atraso.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo