Bolsas europeias se recuperam após perdas, mas Paris opera em baixa devido ao risco político das eleições legislativas francesas.

As bolsas europeias estão em uma trajetória de recuperação nesta sexta-feira, após as perdas registradas ontem. Os investidores estão aguardando ansiosamente os dados de inflação dos Estados Unidos, que serão divulgados nas próximas horas, e que poderão influenciar as decisões do Federal Reserve (Fed) em relação à política de juros para o restante do ano.

No início da manhã, o índice pan-europeu Stoxx 600 estava operando com alta de 0,22%, alcançando 513,74 pontos. Destaque para o setor petrolífero e de gás, que registrava um avanço de 1%, impulsionado pelo aumento dos preços do petróleo. O setor bancário também apresentava uma alta de 0,60%.

Na agenda europeia de hoje, o destaque fica por conta do Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido referente ao primeiro trimestre, que foi revisado para cima, mostrando um avanço de 0,7% em relação aos três meses anteriores, na leitura final.

Enquanto a Bolsa de Londres registrava um aumento de 0,54% e a de Frankfurt avançava 0,63%, as bolsas de Milão e Madri também apresentavam altas, de 0,49% e 0,41% respectivamente. Já a Bolsa de Lisboa oscilava perto da estabilidade.

No entanto, a Bolsa de Paris registrava uma queda de 0,33%, influenciada pelos temores em relação às eleições parlamentares da França que estão marcadas para o próximo domingo. De acordo com as pesquisas, há uma sugestão de que a extrema direita possa sair vitoriosa nas eleições, o que tem gerado preocupação entre os investidores.

Com esses cenários em jogo, os mercados europeus seguem atentos e aguardando os desdobramentos desses eventos políticos e econômicos, que poderão impactar as negociações ao longo do dia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo