Processo seletivo para Licenciatura em Educação do Campo: UFABC abre vagas para comunidades tradicionais do litoral norte de São Paulo.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou em setembro de 2023 o edital Parfor-Equidade, com o intuito de estimular as instituições de ensino superior a oferecer licenciaturas direcionadas para comunidades tradicionais. Menos de um ano depois, a Universidade Federal do ABC (UFABC) aderiu ao programa e abriu um processo seletivo para a Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Humanas e Sociais, destinada a quilombolas, caiçaras e indígenas das cidades do litoral norte de São Paulo, como Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela e São Sebastião.

A escolha dessa região específica foi pautada na presença de quatro comunidades quilombolas em Ubatuba e diversos núcleos de educação diferenciada para comunidades tradicionais nos municípios vizinhos. A professora Suze Piza, responsável pela coordenação do curso na UFABC, salientou que a proposta foi elaborada em parceria com as lideranças comunitárias locais e aprovada no início do ano. Como resultado, um novo curso foi aprovado e a primeira turma terá início em breve.

A formação dos futuros docentes será voltada para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, com disciplinas como História, Geografia, Sociologia, Filosofia, entre outras. O curso terá aulas presenciais realizadas em regime quadrimestral, com a maior parte da carga horária distribuída entre os campi São Bernardo da UFABC e Caraguatatuba do Instituto Federal de São Paulo. Além disso, uma parte das atividades ocorrerá no Centro Comunitário de Caçandoca, em Ubatuba.

O processo seletivo para a Licenciatura em Educação do Campo prevê a disponibilização de 60 vagas, sendo 30 destinadas a professores da rede pública de ensino das cidades litorâneas, com prioridade para docentes e educadores populares pertencentes às comunidades tradicionais. Aqueles que forem selecionados, e façam parte dessas comunidades, poderão ser contemplados com bolsas de estudo no valor de R$ 700. As inscrições estão abertas e vão até o dia 10 de julho, através do site da UFABC.

Com uma carga horária total de 3.220 horas, distribuídas ao longo de quatro anos, o curso também prevê estágios supervisionados obrigatórios. As aulas estão marcadas para iniciarem no dia 16 de setembro e, para os interessados, é fundamental acessar o site da UFABC para realizar a inscrição. Essa iniciativa visa promover a formação de professores qualificados, atendendo de forma mais específica às demandas e particularidades das comunidades tradicionais da região do litoral norte de São Paulo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo