Inflação medida pelo IGP-M fica em 0,81% em junho, menor que maio, segundo a FGV.

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) teve uma variação de 0,81% em junho deste ano, de acordo com dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Essa taxa representa uma leve queda em relação ao mês anterior, quando o índice registrava 0,89% de inflação. No entanto, se compararmos com junho de 2023, a deflação foi de 1,93%, mostrando uma retração nos preços.

A análise dos subíndices que compõem o IGP-M revela que houve variações diferentes nos diferentes setores da economia. O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação de preços no atacado, apresentou uma inflação de 0,89% em junho, enquanto em maio essa taxa era de 1,06%. Isso reflete uma certa estabilidade nos preços dos produtos comercializados no atacado.

Por outro lado, os subíndices que medem o varejo e o setor da construção tiveram um aumento na taxa de inflação. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que avalia os preços no varejo, subiu de 0,44% em maio para 0,46% em junho. Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) teve uma variação de 0,93% em junho, um aumento significativo em relação aos 0,59% observados em maio.

Com esses resultados, o acumulado do IGP-M neste ano é de 1,10% de inflação e nos últimos 12 meses a taxa chega a 2,45%. Esses números mostram uma tendência de estabilidade nos preços, com variações pequenas que indicam um controle da inflação. No entanto, é importante estar atento a esses indicadores, já que podem impactar diretamente nos reajustes de contratos de aluguel e em outros setores da economia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo