A implosão ocorreu no trecho do km 174 da BR-116/RS, após equipes do Dnit terem realizado adaptações nas margens do rio, incluindo a construção de estruturas nas cabeceiras para acondicionar a futura nova ponte. Este processo faz parte de um projeto que tem um prazo contratual de oito meses.
A antiga ponte, que estava interditada desde 12 de maio devido a deslocamentos causados pela cheia do Rio Caí, havia colapsado, levando à interdição total da estrutura. A implosão foi fundamental para a continuidade do projeto de reconstrução e restabelecimento da ligação entre os municípios.
Segundo o ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, a construção da nova ponte será realizada em um tempo recorde. O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que uma ponte provisória está sendo reconstruída para garantir o fluxo e o abastecimento das cidades afetadas.
As obras emergenciais para a construção da nova ponte tiveram início em 4 de junho, com um investimento previsto de R$ 31 milhões. O anteprojeto prevê uma extensão de 180 metros e largura de 13 metros, com a nova estrutura sendo um metro mais alta que a anterior para se adaptar ao nível do rio durante enchentes.
O Dnit planeja receber os equipamentos e ferragens para execução das fundações da nova ponte na próxima semana, mas os trabalhos só serão iniciados quando o nível do rio diminuir. O projeto final poderá sofrer algumas alterações de acordo com as condições do local.