ABC mantém saldo positivo de empregos formais em maio, com criação de 39,8 mil postos de trabalho na região.

No último levantamento divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, foi constatado que a região do ABC conseguiu manter um saldo positivo no número de trabalhadores empregados sob regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) no mês de maio. De acordo com os dados apresentados, foram criados aproximadamente 39,8 mil postos de trabalho na região, representando uma diferença de 5,4% em relação ao mês anterior. Apesar da leve queda em comparação com abril, o saldo foi positivo considerando os desligamentos, que totalizaram cerca de 36,6 mil entre as sete cidades, com uma variação de 8%.

Entre os municípios analisados, apenas Mauá e Rio Grande da Serra apresentaram saldos negativos no quinto mês do ano. Em Mauá, houve um saldo negativo de 72 vagas, com 3.264 admissões e 3.336 desligamentos. Já em Rio Grande da Serra, a diferença foi de uma vaga, com 68 admissões e 69 desligamentos. Destaca-se que este é o segundo mês consecutivo em que Rio Grande da Serra registra saldo negativo, após ter contabilizado 79 desligamentos em abril contra 70 admissões.

Por outro lado, a maioria dos municípios apresentou um aumento significativo nos números, com melhorias nos saldos comparativos. São Bernardo do Campo se destacou com um saldo positivo de 1.235 vagas, seguido por São Caetano do Sul, que registrou 1.194 vagas, e Santo André, com 673 novas carteiras assinadas. Diadema apresentou um saldo de 172 vagas, enquanto Ribeirão Pires fechou o mês de maio com um saldo de 49 profissionais empregados.

Em relação aos últimos 12 meses, a região contabiliza um saldo positivo de 29,5 mil vagas de emprego CLT. São Bernardo aparece novamente em destaque, seguida por Santo André e São Caetano. Mauá, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra também apresentaram saldos positivos, evidenciando uma tendência de crescimento na geração de empregos na região do ABC.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo