Presidente do Banco Central Europeu aponta para normalização dos juros na zona do euro em discurso

O presidente do Banco Central Europeu (BCE) e também presidente do BC da Itália, Fabio Panetta, fez uma importante declaração nesta quarta-feira, 26, sobre o atual ciclo de política monetária na zona do euro. Segundo Panetta, a macroeconomia está em um “ponto de virada” e os juros começarão a se normalizar.

Em seu discurso divulgado no site do BC da Itália, Panetta enfatizou que o BCE continuará o processo de flexibilização de maneira “gradual e suave”, levando em consideração fatores como perspectivas de inflação, pressões subjacentes e transmissão da política monetária. Ele ressaltou que a política monetária não sofrerá mudanças significativas desde que os dados confirmem o avanço da inflação em direção à meta de 2%.

Para o presidente do BC da Itália, o ajuste das taxas de juros é fundamental para garantir o retorno suave da inflação e controlar possíveis riscos de choques econômicos que possam prejudicar o crescimento econômico. Segundo Panetta, os efeitos de eventuais cortes de juros serão mitigados pela redução do balanço patrimonial do BCE, e ele ainda destacou que a inflação nos serviços é apenas aparente.

Apesar de demonstrar confiança na flexibilização monetária, Panetta evitou estabelecer uma data ou tamanho específico para os próximos cortes de juros. Ele ressaltou a importância de evitar projeções “casuais” sobre as decisões monetárias, mantendo a postura reativa e dependente de dados do banco central.

Panetta encerrou seu discurso enfatizando a necessidade de vigilância constante e paciência na luta contra a inflação, destacando a importância de uma monitoração cuidadosa do processo de desinflação. Com isso, fica evidente o compromisso do BCE em manter a estabilidade e a normalização dos juros na zona do euro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo