O pantográfico ultrarrápido utilizado nesse projeto, o Terra HVC 300kW da ABB, é resultado do avanço da multinacional no ramo de soluções de carregamento de veículos elétricos. De acordo com Wilson Morais, diretor de produtos e soluções da divisão de mobilidade elétrica da ABB, essa tecnologia é inédita no Brasil e na América Latina.
Além disso, a ABB já aplicou com sucesso essa mesma tecnologia em projetos ao redor do mundo, como na Copa do Mundo de 2022 no Catar, onde foram instalados 89 carregadores pantográficos e mais de 240 carregadores de alta potência para a recarga da frota de ônibus eletrificados.
Morais destacou a importância da ABB como fornecedora dessa tecnologia e ressaltou a liderança da empresa em soluções de mobilidade elétrica. O uso dessa nova tecnologia promete revolucionar a mobilidade urbana, tornando-a mais limpa e sustentável.
O carregador pantográfico ABB Terra HVC é composto por duas cabines de potência de 150kW cada e um totem com pantógrafo, que inclui um sistema de detecção automática do veículo por proximidade. Esse equipamento permite que a bateria do ônibus elétrico seja recarregada de 20% a 100% em apenas 10 minutos, o que representa uma grande evolução no setor.
Com essa nova tecnologia, a expectativa é que a eletrificação de frotas de ônibus elétricos seja maximizada, trazendo mais eficiência e benefícios para o transporte público. A ABB já instalou dois carregadores pantográficos, um na planta da CBMM em Araxá e outro na fábrica da Volkswagen Caminhões e Ônibus em Resende.
Essa iniciativa de eletrificação de frotas de ônibus elétricos visa promover um futuro mais sustentável e eficiente, contribuindo para uma sociedade de baixo carbono e uma mobilidade urbana mais limpa. A tecnologia desenvolvida pelas empresas envolvidas neste projeto promete ser um marco na história da mobilidade elétrica.