IPCA-15 de junho fica em 0,39%, menor que maio, mas acima de junho de 2023, revela IBGE nesta quarta-feira no RJ.

A prévia da inflação oficial no Brasil, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), registrou um aumento de 0,39% em junho deste ano. Embora esse número seja menor do que o observado no mês anterior, que foi de 0,44%, ele representa uma alta significativa em comparação com o mesmo período de 2023, quando o índice foi de apenas 0,04%. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (26), no Rio de Janeiro.

No acumulado do ano, o IPCA-15 apresenta uma inflação de 1,04%, enquanto nos últimos 12 meses a taxa atinge 4,06%, superando os 3,70% registrados na prévia de maio. Um dos principais impactos na inflação em junho foi o grupo de despesas alimentação e bebidas, que teve uma variação de 0,98%. Itens como batata inglesa, leite longa vida, arroz e tomate foram os principais responsáveis pela alta de preços nesse setor.

Outros grupos de despesas que apresentaram aumento de preços foram habitação, saúde e cuidados pessoais, vestuário, despesas pessoais, comunicação e educação. Por outro lado, dois grupos registraram deflação, ou seja, uma queda nos preços: artigos de residência e transportes. Neste último, itens como passagem aérea, etanol, gás veicular, óleo diesel e gasolina foram os principais responsáveis pela redução nos preços.

Esses dados refletem a dinâmica da inflação no país e têm impacto direto no poder de compra da população, influenciando o consumo e a economia como um todo. O cenário econômico continua sendo monitorado de perto pelos especialistas, que buscam compreender as tendências e os possíveis desdobramentos desses índices na sociedade brasileira. A próxima divulgação do IPCA-15 será aguardada com expectativa para avaliar a evolução da inflação no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo