Presidente sanciona lei que reconhece quadrilhas juninas como manifestação cultural nacional, resgatando tradições e celebrando diversidade regional.

As quadrilhas juninas foram oficialmente reconhecidas como manifestação da cultura nacional, após a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Lei 14.900, na sexta-feira (21). A proposta que deu origem a essa lei, o PL 1.227/2023, foi aprovada pelo Senado em 21 de maio e finalmente recebeu a aprovação presidencial.

Antes disso, a Lei 14.555, de 2023, já reconhecia as festas juninas como manifestação da cultura nacional, porém sem incluir as quadrilhas. Com a promulgação da Lei 14.900, as quadrilhas passam a ser incorporadas oficialmente como elemento essencial das festas juninas, que são celebradas em diversas regiões do Brasil.

A senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), relatora do projeto no Senado, destaca a importância das quadrilhas juninas como um elemento central das festas juninas, ressaltando seu papel na preservação da identidade cultural brasileira. Segundo ela, as apresentações das quadrilhas são oportunidades para a comunidade se reunir, celebrar e transmitir tradições de geração para geração.

O deputado Ruy Carneiro (Podemos-PB), autor do projeto, enfatiza a origem da dança no Brasil, influenciada pela Coroa Portuguesa no século 19. Ele destaca que as quadrilhas foram sendo modificadas ao longo do tempo até adquirirem um novo significado nos meios rurais, tornando-se um festejo para agradecer pela colheita e homenagear figuras religiosas.

Além disso, ele ressalta que os concursos de quadrilha animam o mês de junho e julho no Nordeste, gerando emprego e renda através dos figurinos, dançarinos e demais profissionais envolvidos indiretamente nessa manifestação cultural. No Brasil, apenas o Carnaval supera as festas juninas em popularidade.

Com a oficialização das quadrilhas juninas como manifestação da cultura nacional, espera-se que haja um maior reconhecimento e valorização dessa importante tradição, que une elementos das culturas locais e regionais em celebrações marcadas por cores, música e dança.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo