De acordo com Seif, o cultivo da Kappaphycus alvarezii representa uma oportunidade única para a economia e o meio ambiente do Brasil, devido ao seu grande potencial de aproveitamento e seu papel na fixação de carbono. O senador enfatizou que a alga pode se tornar um importante motor de desenvolvimento para as regiões costeiras do país, além de possibilitar a redução da dependência de insumos importados, como os provenientes da Rússia ou Ucrânia.
Para enriquecer o debate, Seif propôs a presença de representantes da Embrapa, do Instituto de Pesca de São Paulo, da Epagri e da Câmara Setorial da Maricultura da Secretaria de Agricultura de Santa Catarina na audiência. Além disso, outro requerimento (REQ 18/2024 — CRA), apresentado pelos senadores Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e Flavio Azevedo (PL-RN), foi aprovado para incluir representantes de universidades federais do Rio Grande do Norte (UFRN), de Pernambuco (UFPE) e do Rio de Janeiro (UFRJ) na lista de convidados.
Durante a reunião, os senadores também expressaram preocupação com a greve dos funcionários do Ibama, ressaltando que a falta de emissão de licenças ambientais está prejudicando a atividade econômica do país. Segundo informações, a greve já afeta 11 estados e está impactando a produção de petróleo. Os senadores Seif e Bagattoli (PL-RO), presidente da reunião, esperam uma rápida resolução para a situação do Ibama.