Repórter São Paulo – SP – Brasil

Senadores celebram bicentenário da Confederação do Equador com eventos no Ceará nesta semana.

Neste ano, o Brasil celebra o bicentenário da Confederação do Equador, um importante movimento revolucionário que ocorreu em 1824 no Nordeste do país. Para marcar essa data histórica, senadores estarão visitando o Ceará esta semana, participando de diversos eventos em homenagem a essa luta pela liberdade.

Na sexta-feira (28), a Comissão Temporária responsável por comemorar os 200 anos da Confederação do Equador estará presente em uma audiência pública no Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo, em Crato (CE), a partir das 9h. E na véspera, a presidente da comissão, a senadora Teresa Leitão (PT-PE), juntamente com outros senadores, participarão de uma sessão solene no Palácio da Abolição, em Fortaleza (CE), também às 9h.

Criada com o intuito de planejar e coordenar as atividades de comemoração do bicentenário desse importante marco histórico, a Comissão em Comemoração aos 200 anos da Confederação do Equador tem uma série de eventos previstos ao longo do ano, com o objetivo de relembrar e valorizar esse episódio da história do Brasil.

A Confederação do Equador foi um movimento que teve início em Pernambuco e se espalhou por várias províncias do Nordeste, como Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Defendendo a implantação de um regime republicano e lutando contra a monarquia de Dom Pedro I, a revolta foi duramente reprimida pelas tropas imperiais, resultando na condenação à morte de trinta e uma pessoas, incluindo o Frei Joaquim do Amor Divino, conhecido como Frei Caneca, que se tornou um herói entre os revolucionários.

O Brasil, através dessas iniciativas, busca reavivar a memória desse importante capítulo de sua história e destacar a importância da luta por liberdade e democracia, valores fundamentais que devem ser celebrados e preservados ao longo dos anos. A visita dos senadores ao Ceará reforça o compromisso do país com a valorização de seu passado e com a manutenção de um futuro baseado na justiça e na igualdade.

Sair da versão mobile