Chuvas intensas causam transtornos em mais de 70 cidades do Rio Grande do Sul, com níveis de alerta de inundação em Porto Alegre.

O Rio Grande do Sul tem enfrentado uma série de transtornos devido às fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos dias. De acordo com a Defesa Civil gaúcha, pelo menos 74 cidades reportaram problemas em decorrência das precipitações, desde o fim de semana até a manhã desta segunda-feira (24).

Em Porto Alegre, a capital do estado, três comportas do sistema de proteção contra cheias serão fechadas de forma preventiva. O nível do Guaíba, importante rio que corta a cidade, atingiu a marca de 3,39 metros, levando as autoridades a adotarem medidas para garantir a segurança da população. A cota de alerta é de 3,15 metros, e a de inundação é de 3,60 metros.

O Departamento Municipal de Água e Esgotos informou que o fechamento das comportas se deve à cheia dos afluentes do Guaíba e aos ventos que represam as águas do lago. A Empresa Pública de Transporte e Circulação também alertou sobre bloqueios em algumas avenidas da cidade, devido ao acúmulo de água na pista.

Em outras regiões do estado, como Eldorado do Sul, o rio Jacuí também apresentou elevação no nível da água, chegando próximo à cota de inundação. O município foi um dos mais impactados pelas cheias, com 80,8% da população afetada, demonstrando a magnitude dos danos causados pelas chuvas.

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu um alerta para ventos intensos e queda de granizo em algumas regiões do Rio Grande do Sul e do sul de Santa Catarina. Além disso, a metade sul do estado está sob aviso de declínio de temperatura acima de 5°C até a manhã de terça-feira.

Diante desse cenário de instabilidade climática, as autoridades e a população local permanecem em alerta, monitorando de perto a evolução da situação e tomando as medidas necessárias para minimizar os impactos das chuvas no estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo