Alerta da Defesa Civil de Guaíba pede evasão imediata de áreas de alagamento devido ao represamento do lago Guaíba na região.

A cidade de Guaíba, localizada a 32 km da capital Porto Alegre, enfrenta um alerta emitido pela Defesa Civil na madrugada desta segunda-feira (24). A população que reside em regiões próximas ao lago Guaíba, que sofrem com alagamentos, está sendo orientada a buscar locais seguros ou o abrigo no ginásio do Coelhão. O motivo do alerta é a incidência de ventos sul e sudeste, previstos para durarem até a próxima terça-feira (25), causando o represamento da água do lago.

De acordo com as informações disponibilizadas pelo órgão, há um risco iminente de alagamentos em pontos específicos das margens do Guaíba, além de possíveis inundações nos córregos e arroios próximos ao lago. O nível do lago, segundo a régua instalada próximo à Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, atingiu a marca de 3,41 metros na madrugada de hoje, ultrapassando a cota de alerta, que é de 3,15 metros, e se aproximando da cota de inundação estabelecida em 3,60 metros.

A Defesa Civil tem sua sala de situação monitorando de perto toda a situação e divulgando atualizações sobre as condições hidrometeorológicas da região. Vale destacar que mais de 10 mil imóveis foram afetados por uma inundação que ocorreu no início de maio na cidade, durante um fenômeno climático extremo que atingiu o Rio Grande do Sul.

Enquanto isso, no município de Bento Gonçalves, na serra gaúcha, um temporal com granizo e ventos fortes assustou os moradores no último domingo, mas felizmente não foi necessário que ninguém deixasse suas casas. A prefeitura local está em alerta, orientando os moradores a evitarem deslocamentos para áreas de encostas ou declives considerados de risco, devido à possibilidade de deslizamentos.

Em meio a essas adversidades, a prefeitura de Guaíba está realizando ações de limpeza para remover os resquícios de uma enchente anterior, que causou danos significativos à cidade. A população está sendo orientada a ficar atenta a sinais de deslizamentos e a seguir todas as recomendações das autoridades locais para garantir a segurança de todos. Com a previsão de mais chuvas e ventos fortes, a população precisa estar preparada e seguir todas as orientações de segurança para evitar novos transtornos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo