Programa Celular Seguro já recebeu 57.790 alertas de bloqueio em seis meses de funcionamento, anunciou Ministério da Justiça.

O Programa Celular Seguro, lançado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), já completou seis meses de funcionamento e os números são impressionantes. Até o momento, foram registrados 57.790 mil alertas de bloqueio de usuários que aderiram ao aplicativo em seus telefones móveis. Com mais de 2 milhões de usuários cadastrados, o programa conta com mais de 1,1 milhão de celulares registrados.

A proposta do Celular Seguro é atuar como um botão de emergência em situações de perda, furto ou roubo de celulares. Com alguns cliques, o bloqueio rápido do aparelho, da linha telefônica e de aplicativos bancários é garantido. O acesso ao programa é feito por meio do cadastro no Gov.br, a plataforma de serviços do governo federal, e os dispositivos podem ser registrados através do site ou do aplicativo disponíveis nas lojas Play Store e App Store.

Uma das novidades do Celular Seguro é a possibilidade de indicar pessoas de confiança para realizar o bloqueio em caso de roubo ou furto. Além disso, a vítima também pode bloquear o aparelho através do site por meio de um computador. Porém, é importante destacar que o programa não oferece a opção de desbloqueio. Se o aparelho for recuperado após o bloqueio, o usuário precisará entrar em contato com as operadoras e bancos para solicitar o desbloqueio.

Para o segundo semestre, estão previstas novas funcionalidades para aumentar a segurança dos usuários. Uma delas é a possibilidade de manter o aparelho funcionando após acionar o alerta de roubo, mas bloquear o chip e os aplicativos financeiros. Além disso, será incorporada à ferramenta a lista de Identificação Internacional de Equipamento Móvel (IMEI), permitindo a consulta para verificar se um aparelho usado possui restrições ou registro de roubo.

Desenvolvido em parceria com a Febraban e a Anatel, o objetivo do programa é reduzir a prática de roubos e furtos de celulares, desestimulando a receptação de aparelhos roubados. Com a implementação de novas funcionalidades, o Celular Seguro promete se fortalecer como uma ferramenta indispensável para garantir a segurança dos usuários em casos de perda, furto ou roubo de celulares.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo