Professor de história utiliza rap para ensinar estudantes em unidade de internação e concorre a prêmio internacional de educação.

O professor de história Francisco Celso, com 11 anos de experiência na docência, teve sua abordagem de ensino transformada ao começar a lecionar para os estudantes do Núcleo de Ensino da Unidade de Internação de Santa Maria, no Distrito Federal. Nesta instituição que acolhe adolescentes em conflito com a lei, Francisco notou a dificuldade em manter o engajamento dos jovens, uma vez que as turmas mudam frequentemente devido à rotatividade dos alunos.

Foi então que o professor percebeu o interesse dos estudantes pelo rap e decidiu inovar, ensinando história por meio das músicas desse gênero. A iniciativa de Francisco resultou na indicação da instituição no prêmio de melhores escolas do mundo, promovido pela plataforma britânica de educação T4 Education.

Além disso, outras três escolas públicas brasileiras estão competindo em diferentes categorias, todas com projetos idealizados por professores que estimulam a criatividade e solidariedade da comunidade escolar para promover cultura, esporte e educação ambiental para os alunos.

No caso da Escola Estadual Deputado Pedro Costa, em São Paulo, dois professores introduziram atividades de xadrez e atletismo para promover o desenvolvimento pessoal e a interação entre as crianças do 1º ao 5º ano. Mesmo sem recursos no início, os docentes improvisaram materiais para as aulas, como rolos de papel higiênico e meias de areia.

Outro destaque é o projeto da Escola Estadual Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira, em Itaituba, no Pará, que concorre na categoria “Ação Ambiental”. A professora Eliude Ramos desenvolveu atividades com alunos com deficiência, envolvendo-os em uma olimpíada estudantil voltada para a educação ambiental, incentivando o plantio de árvores nativas da Amazônia.

Essas iniciativas exemplares evidenciam a importância do papel dos professores na inovação e na promoção de um ambiente educacional enriquecedor e inclusivo para os alunos. Os projetos em destaque no concurso ressaltam a criatividade e comprometimento dos educadores brasileiros em transformar a realidade das escolas públicas e oferecer oportunidades únicas de aprendizado e crescimento para os estudantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo