Prazo para inscrições no Enem 2024 no Rio Grande do Sul termina nesta sexta-feira, com isenção de taxa devido às enchentes.

Após a situação de calamidade pública que atingiu o estado do Rio Grande do Sul em maio deste ano, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram a prorrogação do prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O novo prazo termina nesta sexta-feira (21), às 23h59.

Os moradores do Rio Grande do Sul interessados em se inscrever devem acessar a Página do Participante e realizar sua inscrição online, utilizando o login único do portal de serviços digitais do governo federal Gov.br. Caso tenham esquecido a senha, existe a opção de recuperação no mesmo site.

Além disso, os candidatos também podem solicitar tratamento pelo nome social e atendimento especializado, com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência. Para isso, é necessário inserir um novo documento que comprove a necessidade do atendimento especializado. O resultado do recurso dessa solicitação estará disponível na Página do Participante a partir do dia 5 de julho de 2024.

No período regular de inscrição, que encerrou em 14 de junho, mais de 259,9 mil candidatos do Rio Grande do Sul se inscreveram para o Enem 2024, fazendo parte dos mais de 5 milhões de inscritos nesse período. Todos os moradores do estado têm direito a fazer a prova gratuitamente, com isenção da taxa de inscrição de R$ 85 devido às enchentes que ocorreram.

As provas objetivas e a redação do Enem 2024 estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro. No entanto, o MEC ainda está avaliando a possibilidade de mudança na data de aplicação das provas no Rio Grande do Sul. O primeiro dia de provas contemplará linguagens, ciências humanas e redação, com duração de 5 horas e 30 minutos, enquanto o segundo dia abrangerá ciências da natureza, matemática, com 5 horas de duração.

O Enem, criado em 1998, é uma avaliação do nível de conhecimento dos estudantes ao final do ensino médio e é fundamental para ingressar em instituições de ensino superior, seja por programas como o Sisu e o Prouni, ou pelo financiamento do Fies. Além disso, os resultados individuais do Enem também podem ser utilizados em processos seletivos de instituições de ensino superior em Portugal, que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo