Incêndio no Parque Nacional do Itatiaia é controlado após oito dias, mas ainda não extinto, alerta ICMBio e Corpo de Bombeiros.

Um incêndio que já dura oito dias atingiu a parte alta do Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro, mas de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), nesta sexta-feira (21), as chamas foram controladas, mas ainda não totalmente extintas. Os danos causados pelo fogo resultaram na queima de aproximadamente 300 hectares de vegetação, equivalente a cerca de 280 campos de futebol.

O combate ao incêndio mobilizou 21 combatentes do ICMBio e do Corpo de Bombeiros Militar do RJ, que atuaram tanto por terra quanto pelo ar. Brigadistas de diversos órgãos, como o Ibama e voluntários do Esquadrão Guará, trabalharam no acesso por terra, enquanto duas aeronaves – uma do Corpo de Bombeiros e outra do Exército Brasileiro – sobrevoaram a área para auxiliar no controle das chamas.

A concessionária Parquetur, responsável pela administração do parque, aguarda orientações do ICMBio e do Corpo de Bombeiros para reabrir a parte alta do Itatiaia. Por enquanto, não há previsão para a retomada das atividades nessa área, porém, os demais espaços do parque permanecem abertos para visitação.

A origem do incêndio ainda está sob investigação, mas a concessionária aguarda o resultado da perícia para determinar se as chamas tiveram início durante um treinamento da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), localizada nas proximidades. O Departamento de Educação e Cultura do Exército (Decex) explicou que o incêndio começou próximo a um comboio do Exército, provocando a mobilização de militares para tentar contê-lo.

O Parque Nacional do Itatiaia, considerado o primeiro parque nacional do Brasil, foi criado em 1937 e abrange áreas dos estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Suas peculiaridades geográficas incluem o Pico das Agulhas Negras, campos de grande altitude e nascentes de importantes bacias hidrográficas regionais. A região é conhecida por sua rica biodiversidade e belezas naturais, sendo um importante patrimônio ambiental do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo