Senado homenageia Polícia Militar do Distrito Federal em sessão solene na sexta-feira (28) às 14h30, relembrando sua história desde o século XIX.

Na próxima sexta-feira (28), o Senado Federal realizará uma sessão solene em homenagem ao dia da Polícia Militar do Distrito Federal, que tem suas raízes ainda no século XIX. O requerimento para a realização desta sessão foi apresentado pelo senador Izalci Lucas (PL-DF), juntamente com outros senadores, ressaltando a importância e o empenho da PMDF na segurança pública da capital federal.

Com uma história que remonta à transferência da corte portuguesa para o Brasil, a Polícia Militar do Distrito Federal teve seu embrião em 1809, quando Dom João VI criou a Divisão Militar da Guarda Real de Polícia do Rio de Janeiro. Inicialmente conhecida como Corpo de Quadrilheiros, a instituição evoluiu e foi transferida para a nova capital da República, passando a atuar em Brasília com profissionais vindos da PM do Rio de Janeiro, oficiais do Exército e outros profissionais de segurança pública.

Um marco importante na história da PMDF foi em agosto de 1965, quando o diretor do Departamento Federal de Segurança Pública determinou a instalação de uma unidade administrativa com status de uma Companhia de Polícia Militar, com o objetivo de executar o serviço de trânsito no Distrito Federal.

O senador Izalci destaca a dedicação e comprometimento da PMDF com o bem-estar da sociedade, lembrando do lema que norteia a atuação da corporação: “Polícia Militar do Distrito Federal – muito mais que segurança”. A sessão solene do Senado será um momento de reconhecimento e valorização do trabalho desses profissionais que atuam incansavelmente em prol da segurança dos cidadãos brasilienses.

A homenagem promovida pelo Senado reforça a importância da Polícia Militar do Distrito Federal na garantia da ordem e proteção da população, demonstrando a valorização do trabalho desempenhado por esses bravos homens e mulheres que arriscam suas vidas diariamente em prol do bem comum.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo