Projeto de lei que inclui abordagens femininas nos currículos avança no Senado e cria Semana de Valorização de Mulheres.

Na última quarta-feira (19), o Senado avançou na tramitação do PL 557/2020, que propõe a inclusão de abordagens femininas nos conteúdos curriculares do ensino fundamental e médio, além de instituir a Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História. O projeto, de autoria da deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), recebeu parecer favorável da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), relatora da matéria na Comissão de Direitos Humanos.

De acordo com a proposta, as mudanças nos currículos visam resgatar as contribuições, vivências e conquistas de mulheres em diversas áreas, como ciência, arte, cultura, economia e política. A Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História será uma campanha anual a ser realizada nas escolas de educação básica.

Tabata Amaral argumenta que as mulheres ainda enfrentam preconceito e desencorajamento no mundo científico, mesmo demonstrando alto desempenho escolar. O projeto busca combater essa cultura machista e incentivar as meninas a seguirem carreiras acadêmicas e políticas, além de promover maior respeito pelas mulheres entre os meninos.

Soraya Thronicke destaca a sub-representação das mulheres em áreas como política, física, filosofia e matemática, influenciada por estereótipos que associam brilhantismo apenas aos homens. A senadora ressalta que a proposta do PL 557/2020 pode contribuir significativamente para modificar o sistema educacional e promover maior igualdade de gênero.

Durante a votação, a senadora parabenizou a Livraria do Senado pela publicação da Coleção Escritoras do Brasil, que visa valorizar o trabalho e o pensamento das escritoras brasileiras historicamente pouco reconhecidas. A iniciativa busca ampliar a presença feminina nos cânones literários nacionais e destacar a importância das mulheres na construção da história do Brasil.

Dessa forma, o avanço do PL 557/2020 no Senado representa um passo importante na promoção da igualdade de gênero e no reconhecimento do papel das mulheres na sociedade e na educação. É fundamental garantir que a história e as contribuições das mulheres sejam devidamente valorizadas e incluídas nos currículos educacionais, visando um futuro mais justo e igualitário para todos.

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