Chuva intensa volta a castigar Porto Alegre, deixando vias alagadas e afetando bairros já prejudicados pelos temporais de maio

A capital gaúcha, Porto Alegre, enfrenta mais uma vez problemas com as fortes chuvas que atingiram a cidade desde a madrugada desta quarta-feira (19). Bairros que já foram afetados pelos temporais de maio voltaram a registrar alagamentos e transtornos para a população.

Segundo informações da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), foram contabilizadas 47 ocorrências de alagamentos na cidade, com 11 vias totalmente bloqueadas e 36 parcialmente interditadas. Na zona Sul, locais como as avenidas Guaíba, Nonoai e Oswaldo Gonçalves Cruz foram afetados, assim como o bairro Ipanema, onde a água se acumulou entre a avenida Tramandaí e a rua Gávea.

Bairros como Humaitá e Navegantes, que já haviam sofrido com as chuvas de maio, também voltaram a enfrentar alagamentos. A Ebap (Estação de Bombeamento de Águas Pluviais) 3 São Pedro teve problemas no início da manhã, mas conseguiu restabelecer parcialmente o seu funcionamento, com exceção da Ebap 21 Vila Minuano, que ainda não está em operação.

O nível do lago Guaíba na Usina do Gasômetro estava abaixo da cota de alerta, mas a Defesa Civil municipal e o IPH (Instituto de Pesquisas Hidráulicas) da UFRGS já haviam emitido alertas para a elevação do nível do rio Guaíba devido às enchentes dos afluentes, como os rios Caí e Taquari.

A situação também preocupa em Eldorado do Sul, na região metropolitana, onde há alerta para a possibilidade de inundação gradual do rio Jacuí. A prefeitura monitora a situação e pede atenção aos moradores de áreas vulneráveis.

Com base nas informações do Cemaden, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, estima-se que mais de 8.500 pessoas em 2.100 moradias estejam em áreas de risco na cidade de Porto Alegre, o que reforça a necessidade de atenção e cuidado da população diante das condições climáticas adversas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo