Cachorro causa transtornos no Aeroporto de Guarulhos ao invadir pista de decolagens e paralisar operações por tempo indeterminado

Na tarde desta terça-feira (18), o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, teve suas operações impactadas por um cachorro que conseguiu acessar a área controlada do aeródromo e chegar até a pista de pousos e decolagens. O incidente, que gerou bastante trabalho para as equipes do aeroporto, foi registrado pelo canal Golf Oscar Romeo no YouTube, que acompanha em tempo real a movimentação no local.

Segundo as imagens obtidas pelo canal, o cão chegou a sair da pista e se dirigir para a área gramada próxima à cerca perimetral, mas acabou retornando para a pista, percorrendo uma grande extensão dela até finalmente se dirigir para o pátio do aeroporto. A presença do animal na pista 28R obrigou a paralisação das decolagens, reestabelecendo-se somente quando a área estivesse livre para a operação segura das aeronaves.

Por volta das 13h, o cachorro se afastou da pista e não foi mais visto pelas câmeras. Até o momento da publicação desta reportagem, a concessionária GRU Airport, responsável pela administração do aeroporto, não havia respondido se o animal havia sido localizado e por quanto tempo as operações foram paralisadas.

Este não é o primeiro incidente do tipo registrado em aeroportos de São Paulo. Em outubro de 2022, o aeroporto de Congonhas, na zona sul da cidade, teve suas operações interrompidas devido à presença de um cachorro na pista. O animal, que havia desembarcado de um voo da Latam vindo de Cuiabá e estava em conexão para Florianópolis, correu para o pátio dos aviões, resultando no fechamento da pista por seis minutos.

Após sete horas de busca, o cachorro foi encontrado na vizinhança do aeroporto. Incidentes como esses destacam a importância dos protocolos de segurança dos aeroportos para evitar situações de risco tanto para os animais quanto para as operações aéreas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo