Alerta: Inmet emite aviso de perigo por baixa umidade do ar em partes do Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, incluindo São Paulo.

Nesta terça-feira (18), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para baixa umidade do ar em partes das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, abrangendo quase todo o estado de São Paulo. O Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da Prefeitura de São Paulo alertou que a capital paulista registrou apenas 35% de umidade relativa do ar, índice considerado inadequado para a saúde humana segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com a chegada do inverno nesta sexta-feira (21), o estado de São Paulo enfrenta uma onda de calor, com temperaturas pelo menos 5ºC acima da média por três a cinco dias consecutivos. Nesta terça, a temperatura máxima registrada na cidade de São Paulo foi de 26,5°C, de acordo com o Inmet. O órgão também apontou que o mês de julho tem uma temperatura máxima média de 22,4°C na capital paulista.

Os meteorologistas explicam que o calor intenso e a falta de chuva são consequência de um bloqueio atmosférico sobre a região central do Brasil, inibindo a formação de nuvens que provocam precipitações. Desde o dia 27 de maio, não há uma chuva significativa na cidade de São Paulo, com um acumulado de apenas 0,3 mm até a tarde desta terça-feira, correspondendo a apenas 0,6% da média do mês, que é de 49,5 mm.

Mesmo com a chegada do inverno, o calor deve persistir durante o fim de semana, com temperaturas próximas a 30°C e umidade do ar mínima em torno de 30%. Recomenda-se que as pessoas mantenham a hidratação e evitem exposição direta ao sol entre 11h e 16h para preservar a saúde respiratória e a qualidade de vida durante esse período de calor intenso e baixa umidade do ar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo