Jovens brasileiros representarão o país no Y20, fórum internacional da juventude no G20, apresentando propostas para desenvolvimento global.

Cinco jovens brasileiros foram selecionados para representar o Brasil no Y20 (Youth20), um fórum que reúne jovens de todo o mundo para discutir questões globais e apresentar propostas à cúpula do Grupo dos 20 (G20). Este ano, o G20 é presidido pelo Brasil, e a participação dos jovens na tomada de decisões internacionais é fundamental.

Os representantes brasileiros, Philippe Diogo da Silva, Mahryan Rodrigues, Leandro Corrêa, Daniela Costa e Guilherme Manços, participarão do Y20 Pré Summit em Belém do Pará, onde se reunirão com outros jovens representantes de diversos países para discutir e construir um documento com reivindicações e propostas da juventude para o desenvolvimento econômico e social global.

Os temas abordados durante os encontros incluem o combate à fome, à pobreza e à desigualdade; mudanças climáticas, transição energética e desenvolvimento sustentável; reforma do sistema de governança global; inclusão e diversidade; e inovação e futuro do mundo do trabalho.

Philippe Silva ressaltou a importância de os jovens brasileiros levarem suas demandas ao cenário internacional, especialmente considerando as situações de vulnerabilidade enfrentadas por muitos deles, como acesso limitado ao mercado de trabalho e falta de oportunidades de qualificação profissional.

Além dos encontros presenciais, os delegados também passam por capacitações para que possam atuar efetivamente na representatividade e na construção de propostas para os debates. A construção do consenso, principalmente em questões econômicas, é um dos desafios enfrentados pelos participantes.

O Y20 é considerado um dos fóruns de maior influência internacional no tema juventude. A transversalidade dos temas debatidos permite a reflexão sobre questões econômicas, sociais e ambientais, visando a construção de soluções sustentáveis e inclusivas.

A escolha de Belém para sediar os debates presenciais reforça o compromisso do Y20 com a agenda internacional e destaca a importância da região amazônica para o equilíbrio ambiental. A participação dos jovens na elaboração de propostas para a região pode auxiliar nas discussões sobre estratégias de desenvolvimento e implementação de ações para combater as mudanças climáticas.

Para os representantes brasileiros, o Y20 é uma oportunidade de capacitação e preparação para futuras participações em fóruns globais. A busca por uma vida de qualidade, com acesso igualitário a direitos e oportunidades, é um dos objetivos dos jovens engajados nesse processo de representatividade e participação ativa na tomada de decisões globais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo